Conheça os procedimentos da
Dermatologia Clínica
Dermatologia Pediátrica

A pele dos pequenos é ainda mais sensível que a dos adultos, e está exposta a todo tipo de alterações, sendo algumas delas fisiológicas, e outras patológicas.
E o dermatologista infantil ou como também é chamado pediátrico, é o profissional mais indicado para tratar enfermidades deste órgão e é dele que iremos falar hoje.
Devido às suas peculiaridades, merece uma atenção especial. Por isso, é indicado procurar não apenas alguém que entende bem este órgão e suas afecções, mas um profissional dedicado a cuidar da saúde da pele nesta faixa etária.
Embora tenha o mesmo número de camadas ao longo de toda a vida, durante a infância a pele é um quinto menos espessa que na vida adulta. Por causa disso, merece cuidados especiais e atenção constante.
Outro motivo para a maior sensibilidade da pele nessa faixa etária é que nessa fase da vida ocorrem as primeiras manifestações clínicas de doenças que podem permanecer até a idade a adulta, a exemplo a dermatite atópica.
A pele das crianças é muito sensível às influências químicas, físicas e microbianas, o que começa a mudar com a chegada da puberdade, as mudanças hormonais que acontecem por volta dos 12 anos de idade. Este é também o momento que começam a surgir as diferenças de pele entre meninos e meninas.
Justamente por causa de todos esses fatores que a pele dos pequenos não deve ser tratada da mesma forma que a dos adultos, e isso vale para os cuidados em casa e no consultório.